quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Ciclovia x Segurança (ou não) - Carros & Bicicletas #Post6

    Afinal, com ciclovia é mais seguro ou não? Bom, na minha opinião, sei que muitos vão discordar, mas acredito no convívio pacífico entre carros e bicicletas, e isso só pode acontecer, se ambos estiverem no mesmo ambiente. Vou exemplificar, se a cidade tem algumas ciclovias, o ciclista é meio que obrigado a usar elas, cria-se o conceito "lugar de bicicleta é na ciclovia", e todo ciclista flagrado numa rua onde não existe tal estrutura, é visto como fora da lei, "ta pedindo pra morrer, lugar de ciclista é na ciclovia". Sim, este conceito é aplicado na prática, então, para que funcionasse desta forma, TODAS AS RUAS DA CIDADE, SEM EXCEÇÃO tem que ter ciclovia, ciclofaixa ou afins, e sabemos que isto é inviável, e toda a estrutura que o ciclista precisa, já existe!!! As ruas devem ser usadas por ciclistas sim, é um direito nosso!
    Com esse conceito, se não tiver ciclovias, "é perigoso, não vá", se tiver algumas ciclovias, "só use a bike nelas", e acontece então a segregação, carros pra um lado, ciclistas para o outro (somos jogados no colo dos pedestres, bike e pedestre junto NÃO DA CERTO). A bike, em relação aos carros, é leve, pequena, lenta, silenciosa e frágil, então a forma mais segura de andarmos é SENDO VISTOS! Precisamos ser vistos! Ciclovias, ciclocalçadas e afins, tiram o ciclista do ponto de visão dos motoristas, com isso ficamos invisíveis, as colisões com pedestres são rotineiras (e podem causar sérios danos físicos, até morte como vimos à algum tempo em Sp). para sermos vistos, precisamos estar nas vias. Neste contexto, ciclofaixas são úteis? A meu ver sim, eu considero as Vias Calmas de Curitiba (imagem abaixo) uma escola, elas inconscientemente ensinam o pedestre a tomar cuidado com a bike (é vista como veículo), ensinam o ciclista à perder o medo dos carros, e ensinam os carros como reagir frente a grande ameaça de encontrar uma bicicleta em seu caminho. Com isso, quando estes três personagens se encontrarem novamente em uma via sem esta estrutura, eles vão saber como devem agir!!! Mas então, como se livrar das "finas educativas"? na verdade isso não é difícil, precisamos apenas de mais visibilidade! e acredite, pra isso só precisamos de mais bicicletas nas ruas. Lembram que bicicletas são pequenas, lentas, etc? Somos como formigas, uma só não chama atenção, mas quando tem aquele 'carreiro' de formigas atravessando no meio da sua cozinha, aposto que elas chamam atenção! A lógica é a mesma, quanto mais ciclistas, mais visibilidade, mais pessoas comentando, mais matérias sobre bike na mídia, mais informações sobre a forma correta de se andar, e mais respeito no trânsito! Além de que, adianta esperarmos o governo fazer algo por livre e espontânea vontade? Sabemos que não adianta, e sabemos que podemos nós, pequenas formiguinhas, fazer a nossa parte. Devemos cobrar esta estrutura? Sim! Qual a melhor forma de cobrar? Usando a bike no dia-a-dia, de forma segura e consciente, e sendo vistos!!!
    "Mas Leandro, você mora em Curitiba, aí tem bicicleta pra todo lado, tem estrutura de dar inveja à muitas cidades, blablabla" - Sim, aqui tem estrutura, e não é um mar de rosas não! ainda tem muita gente que pensa que lugar de ciclista é na calçada, que não respeita, e a falta de segurança é a maior reclamação que se ouve dos ciclistas, então, não espere ficar tudo perfeito pra botar a bike na rua!
    Vamos parar de jogar a culpa na política, e vamos fazer a nossa parte! Vamos pedalar! Valeu galera, bom pedal a todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário